quinta-feira, novembro 27, 2008

Metro de Lisboa com expansão associada à linha do Oeste

A nova fase de crescimento da rede do Metro de Lisboa (ML) no século XXI está agora a dar os primeiros passos.

Além de se manterem as possibilidades de criar novas estações na Estrela, Campolide, Amoreiras, Campo de Ourique ou Alcântara, está em estudo a ligação entre a Amadora e Odivelas através de “trólei bus” (autocarro sobre rodas alimentado por electricidade) e a expansão para Norte e para a periferia da cidade, preferencialmente, mas não exclusivamente, através de linhas de metropolitanos ligeiros (equivalentes aos do Metro do Porto ou do Sul do Tejo, na margem Sul).“É preciso ter a noção de que os metropolitanos são mais adequados para os transportes urbanos e não para os suburbanos.

O Metro de Lisboa vai aos concelhos limítrofes, e deve ir, mas em termos de expansão a questão é diferente.
Os comboios é que existem para os transportes suburbanos, mais os transportes colectivos rodoviários”, defende Ana Paula Vitorino, secretária de Estado dos Transportes, em declarações ao Diário Económico.“Acho que é a primeira vez na vida do ML que a análise da sua expansão está a ser feita de uma forma objectiva, com metodologia e planeamento.
O plano de expansão do ML está a ser estudado com a Câmara Municipal de Lisboa e com outras autarquias, como a Amadora, Odivelas ou Loures e as da linha do Oeste. Existe um elemento novo, que é associar esse projecto ao investimento na variante [duplicação] da linha ferroviária do Oeste”, revelou Ana Paula Vitorino.
A duplicação da linha do Oeste está integrada no pacote de investimentos aprovado pelo Governo para compensar a região Oeste por se ter abandonado o projecto do novo aeroporto na Ota. Neste momento, estão a decorrer estudos técnicos sobre qual a melhor implantação física para esta infra-estrutura, havendo a possibilidade de este novo ramal ferroviário ser em sistema de metro ligeiro, a ser explorado pelo ML, em associação com a CP, dadas as sinergias que se podem obter na gestão dos interfaces entre a rede do metropolitano e as linhas de Sintra ou de Cintura (geridas pela CP).
Tendo em conta as dificuldades orográficas colocadas pela Serra de Montachique, em Loures, este novo ramal poderá “amarrar” à entrada de Lisboa mais nas proximidades de Odivelas ou de Vila Franca de Xira.Outro projecto de expansão da rede do ML em associação com a CP vai verificar-se na linha azul, entre a Amadora e Odivelas. “Com a Câmara da Amadora, está um projecto em cima da mesa, designado ‘mega-trólei bus’, que irá fazer a ligação entre o futuro centro comercial Dolce Vita Tejo e estação dupla do ML e da CP na Reboleira (ver caixa ao lado). Está em estudo uma segunda fase deste projecto, que pretende fazer a ligação, também em ‘mega-trólei bus’, entre a estação da Reboleira e a linha amarela do metro, em Odivelas. ‘Mega-trólei bus’- O projecto do ‘mega-trólei bus’, na primeira fase, entre o Dolce Vita Tejo e a estação do ML/CP na Reboleira, deverá representar um investimento de 11 milhões de euros. - Conta com o envolvimento de parceiros privados como a Siemens ou a Chamartín e receberá financiamento comunitário. O ML e a CP deverão investir dois a três milhões de euros.
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