segunda-feira, julho 27, 2009

Linha Azul do Metropolitano vai chegar ao Hospital da Amadora

"A Linha Azul do Metropolitano de Lisboa vai ganhar três novas estações no concelho da Amadora, com um investimento de 240 milhões de euros que a autarquia espera ver concluído em 2014.
A expansão da linha, num total de 2,5 quilómetros, incui paragens na Atalaia, Amadora-Centro e Hospital Amadora-Sintra.Depois de na semana passada ter anunciado um investimento de 565 milhões de euros para levar o metro ao concelho de Loures, através das linhas Vermelha e Amarela, a secretária de Estado dos Transportes vai apresentar na quinta-feira uma nova expansão, desta vez no interior do município da Amadora.
Actualmente a Linha Azul une Santa Apolónia à Amadora-Este (Falagueira), mas já estão em curso as obras de ligação à Reboleira, com conclusão prevista para 2011. A partir daí, o metropolitano seguirá em direcção à Atalaia, cuja estação ficará junto à Clínica de Santo António, à Amadora-Centro, cuja estação será erguida em frente à nova Biblioteca Piteira Santos e à Academia Militar, e finalmente ao Hospital Amadora-Sintra.
O vereador dos Transportes da Câmara da Amadora acredita que a obra poderá estar concluída em 2014 e sustenta que, com ela, os municípes poderão passar a utilizar o metro não só como meio de transporte para chegar a Lisboa, mas também para ir de um ponto ao outro dentro do próprio concelho. Segundo Gabriel Oliveira, junto ao Hospital Amadora-Sintra, à beira do IC 19, onde a autarquia possui um terreno com 22 hectares, está prevista a criação de "um grande interface de transportes", com um terminal de autocarros e parque de estacionamento. A intenção é que os munícipes de Sintra cheguem ao local de transporte particular ou público, apanhando depois o metro para Lisboa.
O vereador adianta que a estação da Atalaia vai servir cerca de 15 mil habitantes, localizando-se junto a uma área habitacional "em grande expansão" e duas escolas, e a da Amadora-Centro cerca de 45 mil, abrangendo uma zona comercial e de serviços mas também residencial.
Quanto à estação do hospital, na fronteira com o concelho de Sintra, Gabriel Oliveira refere a proximidade de urbanizações na serra de Carnaxide (já erguidas, como a das Casas do Lago, ou ainda em projecto) mas também de áreas de serviços e industriais.
Com este prolongamento, anunciado a poucos meses das eleições, e com a chegada à Reboleira prevista para 2011, a Amadora passará a ter seis estações de metro."
In Jornal Público, 26 de Junho de 2009
online