sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Clube de Natação da Amadora

O CNA foi fundado em 2 de Janeiro de 1981, por 45 sócios fundadores provenientes de uma cisão do Orquídea Clube da Amadora, com a intenção de criarem um clube de modalidade na Cidade e Município recentemente criados.
Logo nos primeiros tempos o CNA manteve uma actividade muito intensa apesar de só poder treinar durante o Verão nas Piscinas Municipais da Reboleira, que se encontravam descobertas, tendo de se deslocar diariamente para fora do Concelho (velhas piscinas do Estádio Nacional, e dos Bombeiros do Estoril ).
Disputava o CNA, nesse tempo vários torneios particulares em Portugal ou Espanha, servindo essa actividade como compensador para os grandes sacrifícios exigidos aos seus atletas.
Em 1987 iniciou o CNA, depois de firmar com a Câmara Municipal um protocolo de utilização das piscinas da Reboleira, os estudos e a obra de aquecimento e cobertura da piscina de 25 metros e de um pequeno tanque de 16 x 4 metros, com uma cobertura pizo-estática (balão insuflado). As aulas das novas Escolas de Natação do CNA começaram na época de 1989/90.
Em 15 de Fevereiro 1995, o CNA inaugurou a Segunda cobertura com insuflado na piscina de 21 x 15 metros, o que permitiu aumentar de modo significativo, quer as condições de treino do pólo aquático e da natação sincronizada, bem como introduziu uma nova modalidade na Amadora, o mergulho e as actividades sub-aquáticas.
Em 2 de Novembro de 1997, o CNA inaugurava nova estrutura de cobertura fixa, bem como aquecia as águas das piscinas e dos balneários nas Piscinas da Damaia, entretanto também contratualizadas com a Câmara Municipal da Amadora. Este novo equipamento está dentro de um pavilhão com paredes de vidro e possui as seguintes dimensões: 25 x 21 metros.
Em 8 de Dezembro de 1998, o CNA colocava em funcionamento, ainda que de forma provisória, a piscina da Venteira, equipamento com as seguintes dimensões: 16,66 x 8 metros, construído num edifício clássico.
Em 5 de Novembro de 1999, o CNA conseguia colocar em funcionamento normal, a nova estrutura de cobertura das piscinas da Reboleira, tendo construído uma nave de betão com 45 x 38.5 metros de vão, sem apoios centrais, autêntica obra prima de engenharia, tendo ainda conseguido acrescentar o tanque dos treinos de pólo numa nova piscina de 25 x 15 metros, e com o mínimo de 1.80 metros de profundidade, capaz de receber os jogos oficiais de pólo aquático dos Campeonatos Nacionais de 1ª Divisão Masculina e Feminina.
No início da época de 2000-2001, em 4 de Setembro de 2000, reabriu depois de um conjunto amplo de obras de remodelação e reconversão, efectuadas pelo CNA, a Piscina de Alfornelos - A primeira Braçada, de acordo com um protocolo assinado com a Câmara Municipal da Amadora. Esta pequena piscina que nos últimos anos se encontrava com graves problemas, tendo até fechado por não oferecer condições de segurança, tem 12,5 x 6 metros e uma profundidade média de 1,10 metros, permite começar a responder às necessidades sentidas pela população mais jovem para a prática da natação, havendo ainda possibilidade de em certos horários alargar o seu uso à população adulta.
Mais informação em:
online