quinta-feira, janeiro 03, 2008

Metro chega à Reboleira no 1º trimestre de 2011

Concurso para construção e extensão oficialmente lançado Os portugueses vão poder ir de qualquer ponto do Metropolitano de Lisboa até à estação ferroviária da Reboleira no primeiro trimestre de 2011.
A garantia foi dada pela secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, numa conferência de imprensa, esta quinta-feira, para lançamento do concurso de público internacional de concepção e construção do prolongamento da linha azul do Metro.
A nova estação que estará ligada por 800 metros à Amadora-Este, tem um custo estimado de 55 milhões de euros que será feito com recurso ao crédito bancário e ao Plano de Investimento e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC). Este montante será repartido em dois: primeiro para a construção das ligações e galerias no valor de 35 milhões e o restante será para o fornecimento do sistema de sinalização e de bilhética.
O primeiro concurso foi assim oficialmente lançado. As propostas, para as quais a governante diz ter muitas empresas interessadas, vão ser entregues a 10 de Abril. Ainda de acordo com o presidente do Metropolitano de Lisboa, Joaquim Reis, a adjudicação será no início do mês de Junho e, daí passados três meses, será iniciado o projecto de execução.
Estação vai servir mais 4 milhões de passageiros/ano
As estimativas é de que este prolongamento leve a um acréscimo de 4 milhões de passageiros por ano e a uma procura, em hora de ponta, de 2 mil a 2,5 mil utentes. Ana Paula Vitorino salienta ainda que esta nova estação vai permitir ligar o comboio, o metro, o autocarro e o táxi, ou seja, um «reforço da intermodalidade».
Paralelamente, haverá ainda uma nova linha de transporte colectivo de iniciativa municipal, o «trólei-bus», que fará a ligação entre a estação da Reboleira, a Amadora-Este e o Casal da Mira.
online