quinta-feira, agosto 17, 2006

Escola Secundária da Amadora



A maior e mais importante escola secundária da Amadora situa-se na Reboleira.
O seu site é http://www.esec-amadora.rcts.pt

Breve Historial

A Amadora em meados do século era uma vila que pertencia ao concelho de Oeiras. De uma terra com escassas dezenas de casas e algumas quintarolas transformou-se, na década de 60, no embrião de uma cidade populosa que continuamente se moderniza e vai criando lentamente as estruturas de uma urbe autónoma.
Na década de 60 foi doado o terreno para a construção do Liceu que serviria toda a linha de Sintra e que evitaria a deslocação da população escolar para outras localidades, o que implicava gastos e prejuízos vários.
O crescimento desta área residencial suscitava a construção de um Liceu ou de uma Escola Técnica, fazendo parte das infra-estruturas projectadas no plano urbanístico. A divergência de interesses de ordem política e educacional adiou sucessivamente esta construção, não obstante a vontade expressa pela população – pais, alunos, município e construtores.
Em 1969 abrem as instalações provisórias na Rua Elias Garcia, dependentes do liceu de Oeiras.
A superlotação e a falta de condições do edifício cedido pelo construtor João Pimenta apressaram a tão ambicionada edificação do Liceu que, em 1972, já parcialmente construído abriu as suas portas após as férias do Carnaval como Secção Liceal da Amadora.
No ano seguinte as novas instalações passariam a designar-se como Liceu Nacional da Amadora. No 1º ano de existência o Liceu mantinha em funcionamento turmas femininas, masculinas e mistas.
Pouco tempo depois, a população escolar atingia o triplo da inicialmente prevista, exigindo a construção de um anexo, a reconversão de alguns espaços, um elevado número de alunos por turma e o funcionamento em três turnos diários.
A construção de novas escolas no Município, durante a década de 80, impediu o agravamento da superlotação da Escola e contribuiu lentamente para a gradual redução do número de alunos. Esta tendência foi reforçada com a progressiva desaceleração do crescimento demográfico registado desde a década de 80. Deste modo, a Escola, apesar de superlotada, reduziu o número de alunos, albergando actualmente dois mil e duzentos.

10 Comments:

Blogger -=amadorjp=- said...

Aqui está um bom post para eu comentar. Foi nesta escola que fiz a maioria das minhas amizades, que cresci, que me sociabilizei e que me tornei em muito do que sou hoje. Ali, não só aprendi como me desenvolvi e tive conhecimento de muito do que é o mundo. Nesta escola fui presidente de associação, coordenador do nucleo de rádio e muito mais. Tornei-me um associativista :) mas principalmente cresci muito. É uma pena ver as transformações que lhe fizeram e o perder da mistica que antigamente existia, mas é a modernidade. Bem hajam, João Amador - Horta

18 de agosto de 2006 às 13:40  
Blogger SwáSthya Yôga said...

Olá!

Acho o projecto da nova Biblioteca bem lindo e mais um valor à cidade. Irei contribuir com uma dezena de livros para que seja uma das melhores de portugal.

Gostaria de divulgar a Escola da Universidade de Yôga também na Amadora.
Vamos fazer crescer a nossa Cidade com a máxima qualidade :)

www.yogamadora.com

Abraços

19 de outubro de 2007 às 20:43  
Anonymous Anónimo said...

Este liceu também fez parte do meu processo educacional, e nele encontrei as maiores amizades, que ainda hoje preservo. As recordaçoes que guardo, têm sido ultimamente reavivadas pelo encontro ocasional, após 20 anos, com pessoas desse meu "mundo". Como gostaria de revisitar aqueles tempos, rever aqueles rostos, e por isso proponho que se inicie um movimento do género "associaçao de antigos alunos" visando a promoçao de um encontro de antigos alunos.

Jorge Santos

26 de dezembro de 2007 às 11:15  
Anonymous Anónimo said...

Viva,

O liceu da amadora...que saudades...

Também lá passei os melhores momentos da minha juventude... onde cresci e criei amigos uns que perduram até aos dias de hoje outros com quem ocasionalmente tropeço...Onde tive a minha primeira namorada...onde vivi amores e desamores...

Lá passei bons momentos, enconstado aos postes da entrada do poli ou em frente à janela o do Sobral...

Quem me dera ter menos 20 anos...

Que saudades do liceu da amadora...

Nuno Matos Borges

19 de setembro de 2008 às 15:51  
Blogger Storinha said...

Este post fez-me lembrar os meus tempos de adolescente...

O Liceu da Amadora foi sem dúvida a escola da minha vida.
Foram tempos fantásticos, numa escola super cheia (nunca me esqueci que tinha uma turma de 55 alunos no 11ºano!!)

Andei nos anexos "verdes no 7ºano (onde hoje existem predios...; o 8º nos anexos onde hoje é a escola das profissões...)

Lá vivi os primeiros amores da minha vida, as grandes amizades, as festas no polivalente, os namoricos na relva, onde fica o ginásio hoje em dia (nós nem nunca tivemos EF... só num dos anos íamos para a Académica...)

E hoje, como professora, gostaria de lá estar...

Paula Jacob

28 de fevereiro de 2009 às 20:44  
Blogger Judas said...

http://www.facebook.com/?ref=home#!/group.php?gid=85981704139

8 de março de 2010 às 09:44  
Anonymous Anónimo said...

Estudar no Liceu da Amadora foi sem duvida uma expriencia inesquecivel,estudava-se,curtia-se,jogava-se a bola,e tinhamos grandes torneios de ping-pong no poli,eram grandes tempos!Espero que hoje se vivam as mesmas emoçoes que vivi eu nos anos 86/89.

17 de julho de 2010 às 21:44  
Anonymous Lois said...

Estudei no Liceu de 82 a 88, já fazia parte da mobilia, foi ali que passei, talvez os melhores momentos da minha juventude, ainda hoje os lembro, tantos amigos, tantas namoradas, gostava de encontrar alguem desse tempo e passar o dia a relembrar, fui lá muito feliz.

7 de agosto de 2012 às 11:57  
Anonymous Anónimo said...

boas

andava eu à procura de fotos dos alunos do liceu da amadora anos 80
para matar saudades
sei que em algumas paginas de facebook deve haver.

nao me lembro em ano entrei e sai do liceu , mas ainda estive nos
"maravilhosos" anexos
enfim passei por algumas turmas de repetentes ...sem palavras
quem andou la sabe ...:)
li aqui algumas coisas que de facto fizeram-me voltar ao passado.
bons velhos tempos.
nos celebres campeonatos inter-turmas , cheguei a jogar numa equip de futebol da minha turma ,
nome de equipa " os toscos " :).
Sei que já fizeram 2 festas para juntar o pessoal que andava no liceu , mas nao tive oportunidade de ir .

no liceu era conhecido por Carlitos ou Calicas :)

abraço a todos

12 de setembro de 2013 às 14:37  
Blogger Unknown said...

Para o ano vou para a ESA e gostava de saber se a escola tinha cacifos e se a resposta for positiva gostava de ver algumas fotos para saber se posso organizar-me no verão. Obrigada!

18 de maio de 2014 às 13:02  

Enviar um comentário

<< Home

online