segunda-feira, agosto 18, 2008

Ir da Reboleira ao Marquês de Pombal em menos de 20 minutos vai ser possível em 2011

Dezanove minutos e meio é quanto vai demorar a percorrer a distância entre a estação da Reboleira, na Amadora, e o Marquês de Pombal, no centro de Lisboa, a partir do primeiro semestre de 2011.
O contrato para a construção da futura estação de metropolitano da Reboleira foi assinado ontem. Antes disso ainda entrarão em funcionamento a ligação Alameda-S. Sebastião, no ano que vem, e a extensão da linha vermelha ao aeroporto, prevista para 2010, com paragens em Moscavide e na Encarnação.
Já em 2011 a linha vermelha chegará a Campolide. Quanto à linha amarela, o prolongamento do Rato até à Estrela não tem data marcada.
Este prolongamento constitui a primeira fase da futura ligação do metro à linha de comboio de Cascais, em Alcântara.Na Amadora, a extensão da linha azul em pouco mais de 200 metros, da Amadora Este à estação de comboios da Reboleira vai permitir ganhos consideráveis para quem mora na linha de Sintra.
O percurso até Santa Apolónia será feito em 27 minutos, sem transbordos. "Com 200 e tal metros de linha transformamos um sistema [de transportes] incoerente num sistema coerente, coordenado", salientou, durante a cerimónia de ontem, a secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino.
Com um custo de 58 milhões de euros, a empreitada estará a cargo de um consórcio composto pela Zagope, Teixeira Duarte, Soares da Costa e Construtura do Tâmega.
A governante enumerou diversas medidas tomadas pelo executivo para reafirmar uma das apostas do Governo: a "reinvenção permanente" dos transportes públicos como "alternativa eficiente e sustentável de mobilidade". Deixou também algumas promessas para o futuro. "Na região de Lisboa iremos reforçar a oferta de transportes públicos durante o período nocturno, em especial aos fins-de-semana, respondendo a uma necessidade crescente que tem vindo a ser identificada", disse a secretária de Estado, que se referiu ainda a um "novo e ambicioso plano de corredores Bus" também para Lisboa. Por outro lado, "está em estudo um novo produto que irá permitir a utilização" dos cartões electrónicos da Carris e do Metro nos parques da Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa, com a criação de passes que incluam parqueamento.
Do lado de lá do rio também haverá mudanças: "A conclusão da primeira fase do Metro Sul do Tejo será uma realidade no final de Novembro." Ana Paula Vitorino disse ainda que espera poder pôr em funcionamento as autoridades metropolitanas de transportes aprovadas pelo Parlamento, na generalidade, no mês passado. Com Lusa A ligação da rede do metropolitano à linha ferroviária de Sintra vai servir, segundo os números da empresa, um total de quatro milhões de passageiros por ano.
A construção do túnel de 220 metros entre a actual estação da Falagueira e a Reboleira custará 58 milhões de euros e permitirá uma poupança total de tempo que o metro estima em 3,4 milhões de horas por ano. A obra deverá estar concluída no primeiro semestre de 2011.
In Jornal "Publico"
online